Educação: Estudar Online vs Estudar Presencial

Spread the love

Cada vez mais a Educação Online se enraíza  na nossa sociedade. As novas tecnologias a isso permitem e como tudo no mundo se encontra em evolução, a educação não é excepção, e adapta-se a esta nova realidade. Estes avanços tecnológicos abrem portas a novas realidades e a novos desenvolvimentos sociais também a nível educacional.

Com certeza que existem prós e contras, tanto no estudo online como no estudo presencial. O ideal é analisar profundamente as opções e seleccionar a que se adequa mais às nossas necessidades.

Para fazer uma breve análise dos aspectos positivos e negativos destas duas formas de ensino, seleccionou-se alguns factores chave que podem ser considerados como os mais relevantes:

Flexibilidade:

Online

Existe uma maior flexibilidade de horários o que permite que quem tenha uma vida laboral ou familiar bastante preenchida consiga introduzir os estudos na sua agenda pois consegue agendar os mesmos mediante os seus tempos livres.

Presencial

Por norma, esta é a melhor opção para quem tem mais tempo livre. Apesar da flexibilidade ser menor do que Online, o factor presencial aluno/professor é um dado sempre a considerar positivo.

Disciplina e motivação:

Online

Neste modo de aprendizagem é obrigatório uma grande motivação e muita disciplina para atingir os objectivos propostos. Por vezes é muito tentador deixar para amanhã o que se devia ter feito hoje. deve-se desenvolver uma estratégia de estudo e tentar seguir a mesma á risca. Adequa-se a quem está extremamente auto-motivada, que sabe priorizar tarefas e consegue cumprir prazos.

Presencial

Neste tópico este tipo de ensino tem vantagem. Horários fixos e interação presencial com os professores ajudam o aluno manter-se focado e motivado. Indicado para quem tem menos disciplina e mais dificuldade em cumprir prazos.

Interação social:

Online

Esta interação é limitada, não existe um contacto presencial, mas mesmo assim existem plataformas de vídeo ou chats que ajudam neste processo.

Presencial

Estar na presença dos formadores é bastante encorajador e motivador para alguns e proporciona uma interação mais personalizada e intensa.

Orçamento:

Online

Tendem a ser mais económicas.

Presencial

Tendem a ser mais dispendiosas.

Métodos e Ferramentas:

Online

Estas aulas têm evoluído de forma a serem bem estruturadas e personalizadas a cada aluno, mas apesar de as aulas teóricas não apresentarem muitos inconvenientes torna-se, por vezes, difícil gerir as aulas práticas e nem sempre se consegue utilizar as melhores ferramentas para uma óptima aprendizagem.

Presencial

A maioria das vezes, neste tipo de ensino, os alunos têm à sua disposição todo o material necessário para as suas atividades, tanto teóricas como práticas, o que pode facultar uma aprendizagem mais organizada e eficiente.

Analisando estes tópicos e ponderando conscientemente devemos escolher o método que se adapta melhor às nossas conveniências. Ambos os sistemas podem ser bastante eficazes, apenas se tem que se selecionar o correcto para cada indivíduo. Assim que seja seleccionado temos que nos comprometer a seguir o programa proposto, pois só assim os resultados obtidos serão positivos.

Identifique o ambiente educacional ideal e vamos estudar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *